1 de maio de 2013

3.ª Caminhantes do Sol - Expedição Xokleng

A 3.ª edição do Caminhantes do Sol da Expedição Xokleng foi um sucesso! Contou com 200 participantes incluindo a parceria de vários amigos e colegas de aventura. Tivemos o prazer de participar desse momento único de parceria, amizade e aventura. Foram 17 quilômetros, aproximadamente, caminhando por cristas e campos até chegarmos no ponto onde avistamos o incrível Cânion do Funil, em Bom Jardim da Serra.

Foram participantes de vários lugares e muitos parceiros de ecoturismo como Miria Oliveira, Marlon e Lara (Terras do Sul Ecoturismo), Wellington e Meriê (Tribo da Serra Ecoturismo), Cesar Trevisan, Roberto Zeininger e Bassi, Fazendo Trilhas Mundo Afora e a galera do Sol de Indiada

Levantamento da trilha realizada anteriormente.
A única coisa que nos vem à cabeça nesse momento é a palavra GRATIDÃO! Foi show!!!

Sucesso total a 3ª Caminhantes do Sol realizada em Bom Jardim da Serra


A 3ª edição da Caminhantes do Sol reuniu no último final de semana 190 caminhantes vindos dos três estados do Sul do Brasil para uma caminhada em Bom Jardim da Serra. O evento, que faz parte do projeto
Um Olhar Sobre as Serras Catarinenses do Instituto Alouatta de Treviso, tem como objetivo fomentar as atividades de ecoturismo e turismo de aventura em toda região, envolvendo não apenas quem vem participar mas principalmente a comunidade, pousadas, hotéis, gastronomia bem como guias e condutores que são envolvidos diretamente, movimentando a economia da local.
Um belo cartão postal recepcionou os caminhantes que optaram em subir pela Serra do Rio do Rastro onde um lindo amanhecer encantou os visitantes.
Já no centro de Bom Jardim da Serra, junto a Igreja Matriz, os caminhantes foram entregando a documentação e recebendo seus kits, depois foram divididos em 3 grandes grupos e conduzidos por ônibus cedidos pela prefeitura local até o inicio da caminhada próximo ao mirante da Serra do Rio do Rastro, dali seguiram em direção ao cânion do Funil.
Na medida que o grupo avançava uma extensa fila indiana formava um mosaico humano em torno das bordas serra, sempre acompanhados de perto pelos guias que orientavam os caminhantes.
Ao longo do percurso passava de mão um tambor relembrando um pouco da história dos índios Xoklengs os primeiros habitantes das serras catarinenses.
Na segunda parte da caminhada uma neblina não muito densa encobriu parte da serra mas não impediu os caminhantes de visualizarem o encantador cânion do Funil.
A partir deste ponto os caminhantes começaram o retorno aos ônibus que aguardavam para leva-los até o ponto de chegada em Bom Jardim da Serra onde os esperava um farto e delicioso café colonial serrano, preparado pela Pastoral da Criança de Bom Jardim da Serra, sendo que o valor pago pelos caminhantes será revertido para a festa das crianças atendidas pela Pastoral em outubro.
Segundo Rosilene Koch presidente do Instituto Alouatta “estes são os pilares dos ecoturismo e do turismo de aventura, trazer visitantes que se encante com nossas belezas naturais, que movimentem a economia local gerando novas possibilidades de renda as comunidades e estejam comprometido socialmente.

Fonte: São Joaquim Online


Cânion do Funil
Dia anterior - recepção cada da Miria
Quero minha camiseta!!!!


O Tambor Xokleng sempre marcando presença da Caminhantes do Sol

Foto: Elenice Sedemac
Foto: Vilma Reder
Foto: Oscar Lobo
Foto: Fernanda Fusco Di Buriasco Dos Santos
  










Foto: Yara Gastaldi



Nenhum comentário:

Postar um comentário